YouSendr é uma extensão para o Google Planilhas que simplifica a vida de profissionais que precisam enviar mensagens pessoais em massa, personalizados com variáveis e no menor tempo possível.

O YouSendr é totalmente contra o envios de SPAM ou mensagens não autorizadas. Não nos responsabilizamos caso o seu nº de celular seja bloqueado por envios excessivos de mensagens. O YouSendr Whats não controla o volume de envios, pois ela uma ferramenta gerencia seus contatos e suas mensagens. Já os disparos, são realizados pelo WaboxApp.

Utilize apenas para contatos autorizados.

1. Instalando o YouSendr Whats

Para instalar é muito fácil. Ela é uma extensão para o Planilhas Google, disponível no Chrome Web Store. Você só precisará acessar este link e clicar no botão azul “Gratuito” (ou “Free” caso o seu navegador esteja em inglês):

Após a instalação, abrirá automaticamente uma planilha informando que o YouSendr Whats foi instalado com sucesso e com as orientações iniciais de utilização:

O próximo passo é instalar o YouSendr Whats na sua planilha acessando “Complementos” e “Instalar…“:

Você terá duas opções de instalação:

A opção de instalar “Na mesma página” irá pegar a aba ativa (que após a instalação é a “Página 1“) e irá configurar as colunas do sistema para você realizar o seu primeiro disparo. Nunca utilize esta opção se você já possui números de celulares na página ativa, pois ele irá apagar todos os dados para configurar as colunas.

Já a segunda opção de instalar “Numa nova página“, vai criar uma nova página para configurar o sistema. E assim, preservar os dados configurados da página anterior. Esta opção é recomendada quando você está criando novas listas na mesma planilha.

Após clicar numa destas duas opções, o sistema irá demorar aproximadamente 2 minutos até concluir a instalação inicial. As próximas instalações na mesma planilha serão mais rápidas, pois não deverá configurar a extensão, apenas uma nova página.

Aproveite para pegar um cafézinho que até lá a instalação já terminou 😉

2. Entendendo a estrutura da planilha

Agora que você instalou, conheça a estrutura das colunas:

A coluna “Status” serve para você gerenciar as ações de cada mensagem que você inserir na planilha. Conforme a opção que você selecionar, ela terá um comportamento específico:

  • Não enviado: a mensagem não foi enviada e estará pronta para ser disparada.
  • Enviado: a mensagem já foi disparada e não será enviada novamente.
  • Agendado: a ferramenta vai disparar a mensagem conforme a data e hora programada.
  • Ignorar: a ferramenta irá ignorar o contato e vai avançar para o próximo da lista.

A coluna “Data” vai registrar a data e hora que a mensagem foi enviada.

A coluna “Agendar” funcionará quando o “Status” do contato estiver como “Agendado“. Você deverá preencher a data e hora no formato “dia/mês/ano hora:minuto:segundo“, lembrando que no ano, são 4 dígitos.

Por exemplo: 25/12/2018 12:30:00

A coluna “Nome” é uma variável que você pode no corpo da mensagem que você quer enviar para uma lista de contatos. Como por exemplo:

Olá, {Nome}. Tudo bem? Vi que você é formado em …

A coluna “Celular” é o celular da pessoa que você quer enviar sua mensagem. Você deverá preencher o celular com o “código do país+ddd+telefone“, lembrando que no Brasil são 9 dígitos.

Por exemplo: 5541987643210

A coluna “Template” é o modelo de mensagem que você vai enviar para o contato da sua lista. Cada vez que você criar um novo template, aparecerá nesta lista para você vincular o template ao contato.

3. Aprendendo o editor de template

Vamos aprender a criar o seu primeiro template de mensagem que será enviado para a sua lista de contatos. Primeiramente, acesso “Complementos“,  “YouSendr Whats” e “Editar template…“.

Feito isso, deverá abrir uma janela do editor para você criar seus templates:

Conforme a numeração, veja abaixo como funciona cada recurso do editor:

  1. Templates – Listagem de todos os templates que você criou.
  2. Arquivo – Ações de criar (novo), duplicar, renomear e excluir template.
  3. Testar – Visualizar a mensagem com substituição das variáveis.
  4. Salvo – Ao atualizar o template, este botão ficará azul para salvar a edição.
  5. Inserir variável – São carregadas todas as variáveis da aba que você está aberta na planilha e listadas para você inserir na mensagem.
  6. Mensagem – É aqui que você irá configurar a sua mensagem com as variáveis.

4. Ajustando as configurações

Para abrir as configurações, acesse “Complementos“, YouSendr Whats” e “Configurações“:

Abrirá uma lateral na sua planilha com as configurações. Nas configurações, existem dois itens importantes que você deverá configurar na sua planilha:

  • Celular do remetente
    Aqui você deverá colocar o seu número de celular que está configurado no WaboxApp. Lembre-se que você deve informar o celular no formato “código do país+ddd+telefone”. Importante: aqui você colocar o celular com 8 dígitos (sem o 9 na frente). E ao terminar de preencher, clique em “Salvar“.

  • Token do WaboxApp
    Para você disparar suas mensagens pelo YouSendr Whats, é necessário que você tenha uma conta no WaboxApp. Ela é grátis até 200 mensagens por mês. Depois disso, ela passa a cobrar automaticamente no seu cartão conforme a quantidade utilizada.Há este tutorial em indonésio que mostra como é a instalação do WaboxApp. Não é necessário o áudio, basta ver as imagens do passo a passo que ele executa para você entender como instalar.Depois que você criou a sua conta, instalou a extensão no Chrome do WaboxApp e autorizou o nº do seu celular, acesse no menu “My phones” no WaboxApp, copie o código “API Token“, insira no campo “Configurar o Token do WaboxApp” das configurações no “YouSendr Whats” e clique em “Salvar“.

5. Realizando o seu primeiro disparo

Agora que você já conhece os principais recursos do YouSendr Whats, realizar o seu primeiro disparo será muito fácil. Mas antes de disparar, vamos te ensinar a criar uma planilha para recrutar novos profissionais para a sua empresa.

Importante: a ferramenta não permite você enviar uma mensagem para o seu próprio número, então sugiro que pegue o celular de outra pessoa para realizar seus testes.

Primeiramente volte para a tela principal onde o YouSendr foi instalado:

Insira três colunas: curso, período e vaga. Além disso, preencha com dados simulando um contato que você levantou de alguma faculdade para você “divulgar” esta vaga. Pode ser seus dados ou de algum amigo 😉

Agora você deverá ir no editor de template (já sabe os passos, não é?) e criar um template novo com as variáveis que você configurou. Veja o exemplo que eu fiz:

Para validar se todos os dados serão carregados no disparo, clique em “Testar” que abrirá uma visualização conforme o exemplo abaixo:

Legal, não é? Bom, agora disparar é só selecionar o template novo que foi criado para o contato.

Agora sim! Pronto para disparar. Acesse “Complementos“, “YouSendr Whats” e “Disparar notificações“:

Na janela que abrir, clique em “Sim“:

Pronto! O seu disparo foi realizado com sucesso!

Será a mensagem foi enviada corretamente? Vamos dar uma olhada no Whats:

Funcionou!

5. Agendando seus disparos

Você pode agendar seus disparos para dias e horários específicos. É uma funcionalidade que pode ser utilizada de duas maneiras.

A primeira, é para você enviar mensagens em horários com mais probabilidade de aberturas e não parecer que você é workaholic e que trabalha até altas horas, rs.

Já a segunda, você pode criar cadências de nutrição para manter o seu contato engajado contigo e você abordar ele no momento certo para marcar uma reunião.

Para agendar as suas mensagens, na coluna “Status“, você deve alterar de “Não enviado” para “Agendado“. Além disso, você deve preencher na coluna “Agendar” a data e hora que deve ser enviada a mensagem:

E depois basta ir em “YouSendr Whats“, “Agendar notificação” e “Ativar“:

Pronto! O sistema verifica de hora em hora se há mensagens para serem enviadas.

***

Quer algumas dicas de como utilizar de forma mais automatizada? Então vamos lá:

  1. Envie mensagens para o celular de todas as pessoas que entrarem em contato através do seu website. Imagine que uma pessoa preencheu o formulário de contato, orçamento ou demonstração. Assim que enviou, você pode integrar através do Zapier e enviar uma mensagem bem pessoal para aquele potencial cliente e não deixá-lo esfriar.
  2. Faça nutrição de seus contatos com cadências de conteúdo. Imagine que você está negociando com um cliente um serviço ou produto da sua empresa. Você pode criar uma sequência de 4 mensagens falando dos seus diferenciais, depoimentos, comparativos, etc. Você pode enviar a cada dia de intervalo uma mensagem sobre um destes assuntos.
  3. Como no exemplo deste tutorial, você pode enviar mensagens para recrutar profissionais conforme as características curriculares. Agora imagine a mesma coisa para realizar orçamentos com fornecedores, freelancers etc?
  4. Notifique seus clientes sobre os faturamentos mensais, passando o código de barras do boleto, informando a data de vencimento e o valor que deverá ser pago.
  5. Informe os seus clientes sobre o desempenho de seus trabalhos. Se você trabalha com Google Ads, Facebook Ads, SEO, geração de leads, vendas (nº de propostas e fechamentos) etc.

E aí, gostou? Quais serão suas estratégias utilizando o YouSendr?

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email suporte@yousendr.com.

Um abraço,
Giu YouSendr